terça-feira, 14 de junho de 2011

Carta de Guilherme de Almeida a Jorge Luís Borges

Como vocês acham que seria uma carta de Guilherme de Almeida a Borges? Posto hoje, em homenagem ao aniversário de morte (14.06.1986) de Jorge Luís Borges, a carta que o parabeniza pela nomeação para a Biblioteca da Argentina, imaginada e escrita por Célio Verseglio.



São Paulo, verão de 1956.

Caro Borges

     A notícia de sua nomeação para a Biblioteca Nacional da Argentina não poderia ter vindo em melhor hora! Feliz o povo que tem à disposição para o cargo de guardião do saber um escritor com visão tão ampla do que é e como se faz literatura e do que é e como se faz o conhecimento. Falo da visão da alma, a que mais fundo e intensamente vê, não da visão dos olhos que, bem sei, te andam falhando.
     Quem dera, aqui nesta Terra Brazilis, houvesse disposição e interesse... O que se tem visto por estes horizontes é uma febre por progresso, uma pressa em se traçar uma linha abaixo da mediocridade como meta de cultura e educação. Buscar excelência passou a ser ação de quem pede favores às autoridades, as "Senhoras Excelências" do poder que não mais representa respeito às instituições, mas o respeito ao dinheiro.
     Sendo assim, rendo minhas homenagens ao povo platino que, numa atitude áurea, bem soube colocar um homem das letras na maior casa delas em seu país!

Guilherme de Almeida

 (Imaginado e escrito por Célio Verseglio.)

2 comentários: