sábado, 18 de junho de 2011

Todo o Mundo e Ninguém



Ninguém
Que andas tu i buscando?
Todo o Mundo
Mil cousas ando a buscar:
delas não posso achar,
porém ando perfiando,
por quão bom é perfiar.
Ninguém
Como hás nome, cavaleiro?
Todo o Mundo
Eu hei nome Todo o Mundo,
e meu tempo todo inteiro
sempre é buscar dinheiro,
e sempre nisto me fundo.
Ninguém
E eu hei nome Ninguém,
e busco a consciência.
[Berzebu para Dinato]
Esta é boa expericência!
Dinato, escreve isto bem.
Dinato
Que escreverei, companheiro?
Berzebu
Que Ninguém busca consciência,
e Todo o Mundo dinheiro.
[Ninguém para Todo o Mundo]
E agora que buscas lá?
Todo o mundo
Busco honra muito grande.
Ninguém
E eu virtude, que Deus mande
que tope co’ela já.
[Berzebu para Dinato]
Outra adição nos açude:
escreve logo i a fundo,
que busca honra Todo o Mundo,
e ninguém busca virtude.
Ninguém
Buscas outro mor bem qu’esse?
Todo o Mundo
Busco mais quem me louvasse
tudo quanto eu fizesse.
Ninguém
E eu quem me repreendesse
em cada cousa que errasse...
[Berzebu para Dinato]
Escreve mais.
Dinato
Que tens sabido?
Berzebu
Que quer em extremo grado
Todo o Mundo ser louvado,
e Ninguém ser repreendido.


Gil Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário