sexta-feira, 17 de junho de 2011

Trovas Populares

O estudo das primeiras manifestações de Portugal nos leva a valorizar certas produções populares no Brasil que são, de certa forma, herança longínqua dos trovadores medievais. São eles: a trova e o cordel. Vamos Ler?


 Quadras de Saudade

  
1.      Do jardim dos meus amores
            colhi cravos e um narciso,
            mas a mais linda das flores
            foi, meu bem, o teu sorriso!

2.      Ao te ver, tão delicada,
            lindos olhos, mãos mimosas,
            penso que foste formada
            de uma braçada de rosas.

3.      Olhei teus olhos, sorriste:
             olhaste-me, eu te sorri...
             Tu me esqueceste, partiste,
             eu nunca mais te esqueci.

4.      Plantei flores o ano inteiro
            semeei grande variedade;
            só vingou, no meu canteiro,
            uma flor roxa – a saudade.

5.      Meus versos, retalhos da alma,
            que percorrer mundo vão;
            refletem o amor e a calma,
            que habitam meu coração.


Lydia Mombelli da Fonseca

Um comentário: