domingo, 16 de outubro de 2011

Eles não usam black-tie


Tião – Tem uma nota sobre a greve na primeira página!...
Otávio – Se até as oito horas da noite não derem o aumento, greve geral na metalúrgica!
Tião – Ninguém tem peito, pai!
Otávio – Como não tem peito? Tá esquecendo do ano passado?
Tião – Eu não tava lá.
Otávio – Mas eu estava! Deram aumento ou não deram?
Tião – Deram parte do aumento, parte. E mesmo assim porque todas as categorias aderiram! Mas aguentá o tranco sozinho, ninguém.
Otávio – Espera só a assembleia de hoje e vai ver se tem peito ou não! Eu tinha avisado, heim! O ano passado entramos em acordo com o patrão e foi o que se viu. Agora, aprenderam.
Tião – E por que entraram em acordo?
Otávio – Porque parte da comissão amoleceu...
Tião – Tá vendo, tai! Se em greve de conjunto metade da turma amoleceu...
Otávio – Metade da turma não senhor! Metade da comissão.
Tião – E então?
Otávio – E então, o quê? Eram pelegos! A turma topava mais tinha meia dúzia deles que eram pelegos. A turma topava, os pelegos deram para trás.
Tião – Não, pai! Pro senhor, quem não pensa como o senhor é pelego...
Otávio – Nada disso. Eram pelegos no duro. Taí a prova: ta tudo bem arrumado na fábrica. Tudo chefe e fiscal! O que é isso? Peleguismo, traidores da classe operária.
[...]
Maria – Medo, medo, medo da vida... você teve!... preferiu brigá com todo mundo, preferiu o desprezo... Porque teve medo!... Você num acredita em nada, só em você. Você é um... um convencido!
[...]
Tião – Maria, pelo menos tu sabe que eu arranjei saída. Agora ta feito, num adianta chorá!
[...]
Maria – Medo, medo, medo...
Tião – Medo, está bem, Maria, medo!... Eu tive medo sempre! [...] Não queria ficá aqui sempre, ta me entendendo? Tá me entendendo? A greve me metia medo. Um medo diferente! Não medo da greve! Medo de sê operário! Medo de não saí nunca mais daqui! Fazê greve é sê mais operário ainda!...
Maria – Sozinho não adianta!... Sozinho tu não resolve nada!... Tá tudo errado!

(Gianfrancesco Guarnieri, in fragmentos da peça “Eles não usam Black-tie”, 7º edição, 1991.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário